sábado, 11 de fevereiro de 2012

Jongo Coletivo


Grupos: Griot, Dandalua e TRIBAL.
A Experiência de vivenciar um jongo coletivo com diversos grupos foi de grande ganho para a Região dos Lagos, especialmente pelo fato de ser um dia dedicado à Iemanjá. O dia 2 de Fevereiro de 2012 vai entrar para a história porque juntou

Dia 02 de Fevereiro de 2012, um jongo coletivo para Iemanjá, presentes os
grupos Griot, Dandalua e TRIBAL.
as “diferenças” dentro das “igualdades”, pessoas da mesma raça e credo, num certo sentido, mas com percepções particulares e pessoais sobre o processo de união e encontro. Como já se podia esperar, os grupos de jongo costumam ser territoriais. Cada grupo quer ser mais garboso do que o outro, não dá pra dizer que não há competição entre as pessoas, afinal, todas oriundas de visões pessoais, “fechadas” em grupos, no entanto, abertas ao que é mais importante:
Expandir-se do umbilical para o coletivo.


Os grupos Griot, Dandalua e Tribal, revezaram tambores e microfones sem nunca deixar a peteca cair. Na roda, foram lembradas músicas de jongo criadas por Mestre Darcy, Pedro Rodrigues, Carla Gomes, mestre  Bárbaro entre outros criadores, trazendo ao universo da roda "pontos" de muita ancestralidade e poesia, dando expansão e incluindo todas as pessoas presentes. O caminho é por aí e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário